aula 145

Como baixar, instalar e testar a ferramenta Flowgorithm para testar seus fluxogramas?

O fluxograma é uma das ferramentas mais utilizadas nos períodos iniciais dos cursos de tecnologias e cursos introdutórios à programação de computadores. Isso se deve ao fato de um fluxograma ser uma representação visual de um fluxo de execução, de uma ideia, de uma sequência de passos com a finalidade de atingir um objetivo.

O grande X da questão para quem está aprendendo é: como saber se meu fluxograma está correto?

Uma forma muito utilizada é o chamado teste de mesa. A partir de um pequeno conjunto de entrada, passa-se por cada passo do fluxograma até atingir o fim, obtendo assim a saída. Se o resultado final estiver correto para todos os testes realizados assumimos que o fluxograma está correto.

Contudo, mesmo este teste manual pode ser complicado ou realizado de forma incorreta por quem está aprendendo, mas não se desespere, há um software muito bacana que pode te ajudar com isso, o Flowgorithm.

Este software possui basicamente as mesmas representações geométricas usadas em grande parte dos materiais sobre fluxograma, tornando-o muito intuitivo. O grande diferencial é que você consegue executar seu fluxograma, rodar como um programa em C, Java ou mesmo Portugol. Assim, você pode testar seu fluxograma inúmeras vezes rapidamente e fazer as devidas correções caso ele não produza o resultado esperado. A figura a seguir apresenta a execução de um fluxograma para calcular a média aritmética de dois números reais.

Exemplo de fluxograma para calcular a média aritmética de dois números reais no software Flowgorithm.

Na página de download você encontra versões para Windows 32 e 64-bits. Se você usa outro sistema operacional você vai precisar de uma máquina virtual com Windows para testa-lo.

No vídeo a seguir apresento como instalar e elaborar o primeiro fluxograma no Flowgorithm.

Deixe um comentário

10 − nove =

Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.