Você está visualizando atualmente Jogo da velha com a linguagem de programação C – Parte I

Jogo da velha com a linguagem de programação C – Parte I

Se você teve uma boa infância, provavelmente já jogou um popular joguinho conhecido como jogo da velha.

Este jogo consiste em desenhar um tabuleiro semelhante ao caractere cerquilha (#), como apresentado na figura a seguir, e jogado por dois competidores. Um dos competidores utiliza o caractere ‘0’ enquanto o outro faz uso do caractere ‘x’.

Jogo da velha.

Definido qual dos competidores começa, o jogo termina quando um dos jogadores conseguir traçar três caracteres iguais em uma mesma linha, uma mesma coluna, na diagonal principal ou na diagonal secundária.

Esta é a primeira parte de uma série de pequenos tutoriais que irá te guiar pela implementação do jogo da velha com a linguagem de programação C. Chega mais e nos acompanhe nesta jornada.

Nesta primeira parte definiremos quais variáveis precisaremos e criaremos nosso primeiro procedimento.

Observando a figura acima, é perceptível a semelhança do tabuleiro do jogo da velha com uma estrutura de dados conhecida como matriz. Uma matriz nada mais é que uma estrutura bidimensional (duas dimenções), ou seja, que possui linhas e colunas. Assim sendo, o tabuleiro de nosso jogo pode muito bem ser representado por uma matriz de caracteres com 3 linhas e 3 colunas, totalizando 9 posições diferentes.

Se você está iniciando seus estudos em programação, é sempre bom lembrar que podemos criar variáveis globais e variáveis locais. As variáveis locais são variáveis criadas dentro de alguma função ou procedimento, logo, existem e são acessíveis apenas dentro da função ou procedimento onde foram criadas.

As variáveis globais, por outro lado, estão fora de qualquer função ou procedimento, inclusive da função main, por isso recebem o nome de “globais”. Estas podem ser acessadas dentro de qualquer função ou procedimento.

Dito isso, criaremos então uma matriz de caracteres, para representar nosso tabuleiro, e dois vetores de caracteres, para salvar o nome dos dois jogadores, ambos globais, como apresentado no trecho de código abaixo.

Pra finalizar esta parte 1, criaremos também um procedimento para inicializar nossa matriz, chamado inicializarJogo(). Assim, toda vez que o jogador digitar uma coordenada x y para jogar, se a matriz na posição x y possuir o caractere ‘a’ significa que a posição ainda está vazia, então o jogador pode escolher colocar um ‘0’ ou um ‘x’ ali.

Apenas para frisar, poderia ser qualquer caractere no lugar do caractere ‘a’, exceto claro o próprio ‘0’ e o ‘x’.

Se ficou alguma dúvida registre nos comentários abaixo para enriquecer este tutorial. Terei o maior prazer em responder.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

char jogo[3][3];
char jogador1[50], jogador2[50];

void inicializarJogo() {
    int i, j;
    for(i = 0; i < 3; i++) {
        for(j = 0; j < 3; j++) {
            jogo[i][j] = 'a';
        }
    }
}

Se ficou alguma dúvida, compartilhe nos comentários que faremos o possível para esclarecer. Um grande abraço, bons estudos e até o próximo.

Deixe um comentário

onze − três =

Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.