aula 29

Operadores relacionais e estrutura de decisão em Portugol

Nesta aula vamos aprender como utilizar aos operadores relacionais e a estrutura de decisão se/senao em Portugol.

Para isso vamos resolver um simples exercício: pedir a idade do usuário e verificar se ela é maior ou igual a zero.

Para resolver este problema estamos juntando dois operadores relacionais, o comparador de maior e o comparador de igualdade. Observe que há uma ordem para juntar os operadores, primeiro o operador de maior e depois o operador de igual. Caso você tente fazer => (igual ou maior) você perceberá que não funciona e isso vale para a grande maioria das linguagens de programação.

Em portugol a estrutura de decisão é nosso conhecido se / senao e funciona exatamente como na língua portuguesa. Veja o exemplo a seguir:

Se fizer sol, irei à praia, senão ficarei em casa lendo um livro.

Perceba que existe um teste (fazer sol) e duas ações diferentes, ir a praia se o teste for verdadeiro e ficar em casa lendo se o teste for falso.

Para se aproximar do pensamento computacional, a frase pode ser reescrita assim:

Se (fizer sol) então
irei a praia.
senao
ficarei em casa lendo.

É exatamente isso que fazemos no exercício a seguir, porém com a idade que, cá entre nós, é mais fácil de verificar do que o sol rsrsrs. Se a idade do usuário for maior ou igual a zero, tomamos uma ação, senão, tomamos outra ação. Perceba que apenas o SE possui um teste. O SENAO nunca possui teste.

programa{
	
	funcao inicio(){
		inteiro idade
		
		escreva("Digite sua idade: ")
		leia(idade)

		se(idade >= 0){
			escreva("Válida!\n")
		}
		senao{
			escreva("Inválida!\n")
		}
	}
}


Deixe um comentário

onze + 12 =

Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.