Meu nome é Wagner Gaspar e nestas últimas semanas eu fiquei me perguntando o que eu poderia fazer para contribuir com o país e com o mundo nesse momento tão difícil?
Tenho passado meus dias em casa. Meu contrato de trabalho como professor terminou. Financeiramente estou em uma situação delicada. Vejo na tv as grandes companhias apresentando os milhões que destinaram para ajudar ao combate à pandemia. Me sinto tão pequeno, quase que inútil diante de algo tão grande. Um sentimento de incapacidade.
Mas eu sempre acreditei que se queremos um mundo melhor devemos começar por nós mesmos, sendo a mudança que almejamos ver no mundo. E essa pergunta ficava martelando em minha cabeça: o que eu posso fazer para ajudar?
Bom, eu não tenho milhões pra doar, não sou profissional da saúde para doar meu trabalho, mas ainda assim será que não posso doar um pouco do meu trabalho?
O número de desempregados só aumenta a cada dia que passa. O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e os que mais estão sofrendo agora são justamente aqueles com maior dificuldade de recolocação no mercado de trabalho, com menor qualificação.
O que um professor pode fazer diante de algo tão abrangente, diante de tantos obstáculos? Eu encontrei basicamente duas respostas:
Primeiro, eu posso olhar mais para as oportunidades que para os obstáculos. Quando focamos o nosso olhar para os obstáculos, tudo tende a ser encarado como muito difícil, até impossível, só enxergamos problemas. Quando adotamos um olhar focando nas oportunidades, encontramos caminhos, enxergamos soluções.
Segundo. Pra ajudar eu não preciso ser milionário ou um profissional da saúde. Eu posso fazer o que eu sei fazer, ensinar. Eu posso contribuir para melhorar a capacitação de muitas pessoas.
Sou formado em ciência da computação. O ramo de tecnologia em geral possui uma das melhores perspectivas, senão a melhor, para abertura de novos postos de trabalho. Eu não tenho como resolver o problema de acesso a internet nas periferias, nem a falta de infraestrutura. Só planejamento e políticas públicas e parcerias podem fazer isso, mas eu posso ensinar a quem deseja aprender.
Foi pensando nisso que resolvi utilizar meu canal no YouTube para ensinar programação do absoluto zero, sem pedir e-mail, sem taxa, sem matrícula, sem lista de espera, sem cadastro, sem promessas vazias.
É só acessar meu canal PROGRAME SEU FUTURO no YouTube e você terá acesso livre a todas as aulas do curso gratuito de programação que estou gravando. Se você quiser se inscrever e pressionar o sininho para ser notificado a cada nova aula postada ficarei muito feliz, mas se não quiser não tem nenhum problema. Como disse, estou aqui para ensinar a quem quiser aprender.
Deixo a você dois convites: o primeiro, aproveite esse momento para melhorar ou aprender novas habilidades, isso irá te custar apenas um pouco de tempo e dedicação, eu posso te ensinar, mas não posso aprender por você.
O segundo. Compartilhe este texto. Eu sozinho alcanço um número muito limitado de pessoas. Então, me ajude a formar uma corrente. Talvez seus amigos, seus contatos nesta rede social precisem ou queiram, e podem não ficar sabendo se nenhum dos seus contatos compartilhar essa mensagem. Eu e todos aqueles que decidirem acompanhar este curso te agradecemos por isso.
E você, já pensou no que você pode fazer para ajudar?