Bem vindo a aula 39 de nosso curso gratuito de programação com a linguagem C. Nesta aula vamos iniciar nossa aprendizagem sobre as estruturas de decisão e seleção.
Fazer teste na programação é uma tarefa extremamente comum, e quando falo em teste estou falando de uma pergunta onde a resposta sempre assumirá um de dois valores possíveis: verdadeiro ou falso.
Imagine por exemplo a pergunta: Brasília é a capital do Brasil? A resposta pode ser sim (verdadeiro) ou não (falso). Neste caso sabemos a resposta, é sim, ou seja, verdadeiro.
Estes testes são utilizados para tomada de decisão e na programação estamos tomando decisões o tempo todo.
Imagine um algoritmo bem simples que pede um número inteiro ao usuário e, apenas se o número digitado for negativo, imprime uma mensagem na tela dizendo que o número digitado é negativo.
Temos uma decisão aí: se o número for negativo, então imprima uma mensagem na tela.
Perceba que a pergunta que faremos é: o número digitado é negativo?
Aproximando essa pergunta um pouco mais do pensamento computacional, podemos reformulá-la assim: o número digitado é menor que zero?
Perceba que agora temos um parâmetro de comparação. Se o número digitado for menor que zero, então sabemos que ele é negativo.
Aproximando essa ideia de um algoritmo, podemos escrever algo semelhante à:
se (num < 0) então
imprimir mensagem
Agora, precisamos traduzir esse pensamento para a linguagem de programação C, onde o “se” é o “if“, assim:
int num; printf("Digite um valor inteiro: "); scanf("%d", &num); if( num < 0 ) printf("O valor digitado e negativo!\n");
Um detalhe extremamente importante aqui é perceber que a mensagem dizendo que o número é negativo apenas será impressa na tela se o teste for verdadeiro, ou seja, se o número de fato for menor que zero. Caso o número seja igual a zero ou maior que zero, o teste terá um resultado lógico igual a falso, não executando a instrução dentro da condição if.
Qualquer instrução que estiver abaixo (fora) da instrução if será executada normalmente. Assim, a mensagem “Fim do programa!” será impressa normalmente na tela independente do resultado do teste lógico realizado na instrução if.
int num; printf("Digite um valor inteiro: "); scanf("%d", &num); if( num < 0 ) printf("O valor digitado eh negativo!\n"); printf("Fim do programa!\n");
Se você está aprendendo com este curso,:
- Se inscreva no canal…
- Pressione o sininho para ser notificado…
- Deixe seu like (assim saberei que gostou, além de me incentivar a continuar)
- Apresente o canal à seus amigos!
SÃO VOCÊS QUE FAZEM O CANAL CRESCER!