aula 114

Exercício 4 | Calculando as vendas de uma pequena loja com vetores

Seja muito bem vindo à aula de número 114 do nosso curso gratuito de programação com a linguagem C.

Hoje vamos resolver o exercício 4 calculando as vendas de uma pequena loja com vetores.

4) Uma pequena loja de artesanato possui apenas um vendedor e comercializa 10 tipos de objetos diferentes. O vendedor recebe um salário de R$1100,00 acrescido de 5% do valor total de suas vendas. O valor unitário dos objetos deve ser informado e armazenado em um vetor; a quantidade vendida de cada objeto deve ficar em outro vetor, mas na mesma posição. Crie um programa que receba os preços e as quantidades vendidas, armazenando-os em seus respectivos vetores. Depois, determine e mostre:
a) A quantidade vendida, valor unitário e valor total de cada objeto. Ao final, deverão ser mostrados o valor total das vendas e o valor da comissão que será paga ao vendedor.
b) O valor do objeto mais vendido e sua posição no vetor (em caso de empates mostre todos empatados).

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main() {
    int i, maisVedido = 0, quant[10];
    float valorTotal = 0, valorParcial, valor[10];

    for(i = 0; i < 10; i++){
        printf("Digite valor unitario e quantidade vendida: ");
        scanf("%f%d", &valor[i], &quant[i]);
    }

    // letra a
    for(i = 0; i < 10; i++){
        valorParcial = quant[i] * valor[i];
        printf("Vendido: %d\tValor unitario R$%.2f\tValor total R$%.2f\n", quant[i], valor[i], valorParcial);
        valorTotal += valorParcial;
    }
    printf("Valor Total das vendas R$%.2f\n", valorTotal);
    printf("Comissao paga ao vendedor R$%.2f\n", valorTotal * 0.05);

    // letra b
    for(i = 0; i < 10; i++){
        if(quant[i] > maisVedido)
            maisVedido = quant[i];
    }

    for(i = 0; i < 10; i++){
        if(quant[i] == maisVedido){
            printf("Posicao: %d\tValor R$%.2f\n", i, valor[i]);
        }
    }

    return 0;
}

Deixe um comentário

três − 3 =

Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.