aula 48

Estrutura de repetição PARA em PORTUGOL

Nesta aula vamos continuar nossa aprendizagem sobre as estruturas de repetição com a estrutura de repetição PARA em PORTUGOL.

Em PORTUGOL precisamos contar a quantidade de notas lidas de forma semelhante ao que fizemos em fluxograma. Portugol possui a estrutura PARA que é dividida em três partes:

  • condição de início;
  • condição de parada;
  • incremento

Tudo que precisa ser repetido deve ficar dento do par de chaves da estrutura PARA, como apresentado no trecho de código a seguir.

programa{

	// calcular a média de 20 notas
	
	funcao inicio(){
		real nota, media, somaNotas = 0.0
		inteiro contador

		para(contador = 1; contador <= 20; contador += 1){
			escreva("Digite uma nota: ")
			leia(nota)
			somaNotas = somaNotas + nota
		}
		media = somaNotas / 20
		escreva("Média: ", media)
	}
}

Como funciona a estrutura PARA em Portugol?

Dentro do par de parênteses da estrutura PARA nós temos três condições:
– a condição de início;
– a condição de parada;
– e o incremento.

para(condição de início; condição de parada; incremento)

A sequência de execução é mais ou menos assim:

No início a variável contador vai receber o valor 1, isso é feito apenas uma vez. Esse valor será testado para decidir se deve fazer o que está dentro da estrutura para ou não. Como 1 é menor ou igual a 20, então será feito tudo que está entre o par de chaves da estrutura para.

Por fim, será feito então o incremento, adicionando 1 à variável contador. Neste momento, é feito novamente o teste para verificar se contador ainda é menor ou igual a 20. Como o teste ainda é verdadeiro, novamente é feito tudo que está entre o par de chaves. Novamente é feito o incremento, e o teste…

Bom, isso será repetido até que o teste seja falso, ou seja, até que a variável contador possua um valor maior que 20, indicando que já foram lidas as 20 notas.



Este post tem 2 comentários

    1. joão

      vai com calma leticia

Deixe um comentário

treze − 1 =

Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.