aula 49

Estrutura de repetição ENQUANTO em FLUXOGRAMA

Nem sempre nós sabemos quantas vezes nosso código precisa ser repetido. No exemplo anterior nós sabíamos, uma vez que para calcular a média de 20 notas precisamos ler 20 notas.

Contudo, se estabelecermos que uma nota válida precisa obrigatoriamente estar no intervalo entre 0 e 10, quantas vezes precisamos repetir a leitura de uma nota até garantir que foi digitada uma nota válida?

A verdade é que não sabemos. Pode ser digitada uma nota válida já na primeira vez, como também podem ser digitadas 3 ou 4 notas inválidas para então digitar uma nota válida.

Neste caso não é possível utilizar a estrutura de repetição PARA, uma vez que não sabemos quantas vezes será executado.

Perceba que no exemplo apresentado a leitura da nota precisa ser repetida ENQUANTO a nota digitada for menor que zero ou maior que 10, ou seja, ENQUANTO a nota for inválida. Aí chagamos à nossa segunda estrutura de repetição, a estrutura ENQUANTO. Repetir um trecho de nosso algoritmo ENQUANTO uma determinada condição for verdadeira.

Podemos expressar essa ideia em português assim:

1 – início
2 – variáveis inteiro soma, quantidade, nota
3 – quantidade = 0
4 – soma = 0
5 – escreva(“Digite uma nota: “)
6 – leia(nota)
7 – se(nota menor que 0 ou nota maior que 10)
8 – ……escreva(“A nota digitada é inválida!”)
9 – ……voltar para a linha 5
10 – soma = soma + nota;
11 – quantidade = quantidade + 1
12 – se(quantidade menor que 20)
13 – ……voltar para a linha 5
14 – escreva(“A média é: “, soma / 20)
15 – fim

Perceba que na linha 7 testamos se a nota é válida. Caso a nota seja negativa ou maior que 10, então informamos que a nota é inválida e voltamos para a linha 5. Não fazemos nenhuma soma e nem contamos mais uma nota na variável quantidade, pois a nota digitada é inválida.

Esse trecho será repetido até que o usuário digite uma nota válida, fazendo com que o teste da linha 7 seja falso, passando então para a linha 10 do nosso algoritmo.

O fluxograma da aula anterior pode ser facilmente alterado para validar cada uma das notas digitadas. Para isso basta inserir um teste após a leitura da nota verificando se a nota é válida. Se for uma nota válida, seguimos para o somatório e a contagem de mais uma nota. Caso contrário, ou seja, se a nota for inválida, informamos que a nota é inválida com uma instrução de saída e voltamos a etapa anterior, realizando a leitura da nota novamente.

repetição enquanto em fluxograma
Algoritmo em fluxograma para calcular a média de 20 notas entre 0 e 10.


Deixe um comentário

dezenove − dezesseis =

Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.