aula 72

Exercício 3 | Leia um número x e diga se ele é primo ou não no Scratch

Nesta aula vamos resolver o exercício 3 de nossa lista no ambiente de programação Scratch.

3) Leia um número x e diga se ele é primo ou não.

Assim como fiz no fluxograma, estou verificando se x é maior que zero. Caso não seja, finalizo o algoritmo e imprimo uma mensagem dizendo que o valor digitado é negativo ou igual a zero.

Novamente fique a vontade para alterar e incluir uma repetição, lendo um valor até que seja maior que zero.

Se x for maior que zero, fazemos então uma repetição para contar os divisores de x entre 1 e o próprio x.

Por fim, se a quantidade de divisores for exatamente 2, temos então um número primo.

algoritmo primo no scratch
Algoritmo no ambiente de programação Scratch para verificar se um número é primo.


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quatro × três =

Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.