Nesta aula vamos aprender a criar nosso primeiro módulo (procedimento, sub-rotina) de programa, um procedimento sem nenhum parâmetro para imprimir na tela uma mensagem de boas vindas. Depois de criado, o procedimento pode ser utilizado diversas vezes sem a necessidade de rescrever código.
Como vimos na aula anterior, um procedimento ou sub-rotina, é um pequeno trecho de código independente que pode ser utilizado diversas vezes.
Em portugol podemos criar nossos procedimentos sem parâmetros da seguinte forma:
funcao nome_do_procedimento(){ // código a ser executado }
A palavra funcao é uma palavra reservada da linguagem portugol que indica a criação de uma função / procedimento. É sempre interessante nomear nossos procedimentos / funções com nomes intuitivos, ou seja, que deixem claro o que aquele trecho de código irá fazer. Como boa prática de programação é sempre interessante NÃO utilizar em nomes de procedimentos / funções:
- números
- caracteres especiais como $#@% etc
- qualquer tipo de acentuação
Em nomes compostos normalmente é utilizado a primeira letra de cada palavra (a partir da segunda) em maiúsculo ou anderline, assim:
- mensagemBoasVindas
- mensagem_boas_vindas
Perceba que estas são apenas orientações para ajudar a padronizar o seu código e tornar mais fácil sua leitura. A seguir é apresentado um trecho de código em Portugol com um procedimento para imprimir na tela uma mensagem de bias vindas. Uma vez que o procedimento foi criado, ele pode ser utilizado quantas vezes for necessário.
Para utilizar nosso procedimento, basta chama-lo dentro do procedimento inicio como já estamos habituados a fazer com leia, escreva, dentro outros.
programa{ funcao menssagemBoasVindas(){ escreva("\n\t------------------------------------\n") escreva("\tOlá. Seja bem vindo ao nosso sistema!") escreva("\n\t------------------------------------\n") } funcao inicio(){ menssagemBoasVindas() menssagemBoasVindas() } }