Testar nossos programas sempre informando valores pelo teclado pode ser bem trabalhoso quando usamos estruturas de dados como vetor e matriz. Nesta aula vamos aprender como sortear números aleatórios para preencher um vetor ou uma matriz de uma forma rápida e fácil com a linguagem Portugol.
Assim como a maioria das linguagens de programação, Portugol já possui uma função pronta para gerar números aleatórios. Para usar esta função em nosso programa precisamos primeiro importar a biblioteca de código que possui esta função, a biblioteca Util. Isso é feito fora da função inicio como mostrado a seguir.
programa{ inclua biblioteca Util funcao inicio(){ } }
Agora que importamos a biblioteca que precisamos, podemos fazer uma repetição dentro de início para percorrer nosso vetor, gerar um número e salvar em cada posição.
Para usar qualquer função de uma biblioteca portugol, basta digitar o nome da função e, ao pressionar um ponto (.), será apresentado uma lista das unções disponíveis naquela biblioteca com uma breve descrição dos parâmetros necessários e o que ela faz, como apresentado na figura a seguir.
A função sorteia recebe dois números inteiros como parâmetro que determina o intervalo entre o qual serão gerados os números. No exemplo a seguir estamos gerando valores aleatórios entre 0 e 500.
programa{ inclua biblioteca Util /* Aula 97: Como preencher um vetor/matriz sorteando números aleatórios. * * Escrito por Wagner Gaspar * Março de 2021 */ funcao inicio(){ inteiro i, vet[20] para(i = 0; i < 20; i++) vet[i] = Util.sorteia(0, 500) para(i = 0; i < 20; i++) escreva(vet[i], ", ") escreva("\n") } }