Na linguagem Portugol a criação de variáveis já é um pouco mais detalhada. Aqui, precisamos dizer o que esta variável irá guardar, ou seja, seu tipo, seguido pelo nome da variável.
Para criar uma variável que irá guardar um número inteiro fazemos:
// criação de uma variável do tipo inteiro chamada num1 inteiro num1
Para criar uma variável que irá guardar um número real fazemos:
// criação de uma variável do tipo real chamada num2 real num2
Para criar uma variável que irá guardar um caracter fazemos:
// criação de uma variável do tipo caracter chamada letra1 caracter letra1
A atribuição (ação de atribuir um valor a uma variável) pode ser feita com o sinal de igual e um valor válido à direita, assim:
// atribuição do valor 50 à variável num1 num1 = 50 // atribuição do valor 3.1415 à variável num2 num2 = 3.1415 // atribuição do valor 'A' à variável letra1 letra1 = 'A'
Um erro muito comum quando se está aprendendo a programar é tentar utilizar uma variável sem antes tê-la criado. Lembre-se, a ação de criar uma variável é a ação de separar uma parte de memória do computador para armazenar algum valor. Se uma região de memória não for separada (criar a variável), não é possível salvar qualquer valor.