Nesta aula irei responder a uma dúvida deixada na aula 21 do curso, perguntando como calcular o somatório dos números ímpares e a média dos números pares.
Dúvida: “Faça um algoritmo em Portugol Studio que leia 12 números inteiros e exiba o somatório dos números ímpares e a média dos números pares.”
Este exercício pode ser resolvido facilmente com uma repetição do tipo para, uma vez que sabemos a quantidade de números que serão digitados, 12.
Para cada número lido precisamos descobrir se ele é par ou ímpar. Isso pode ser feito verificando o resto da divisão do número digitado por 2. Se o resto for zero, significa que o número é par, caso contrário, é um número ímpar.
Como o problema pede o somatório dos ímpares, basta então acumularmos os valores ímpares em uma variável previamente inicializada com zero.
Para os pares o exercício pede a média. Então precisamos, além de acumular o somatório, contar a quantidade de números pares digitados. Ao final, basta dividir a somatório dos números pares pela quantidade de números pares.
programa{ /* Faça um algoritmo em Portugol que leia 12 números inteiros e exiba: - o somatório dos números ímpares e; - a média dos números pares. Escrito por Wagner Gaspar Março de 2021 */ funcao inicio() { inteiro i, valor, quantP = 0 real somatorioI = 0.0, somatorioP = 0.0 para(i = 1; i <= 20; i++){ escreva("Digite um valor: ") leia(valor) se(valor % 2 == 0){ // se valor for par somatorioP += valor // somatório dos pares quantP++ // quantidade de pares } senao somatorioI += valor // somatório dos ímpares } escreva("\nSomatório do ímpares: ", somatorioI) escreva("\nMédia dos pares: ", somatorioP / quantP) } }