aula 46

Estrutura de repetição PARA em FLUXOGRAMA

Nesta aula vamos iniciar nossa aprendizagem sobre as estruturas de repetição começando com a estrutura de repetição PARA em FLUXOGRAMA.

Em algumas situações pode ser necessário repetir um determinado trecho do nosso algoritmo. Com o que nós aprendemos até o momento, para calcular a média entre cinco notas, por exemplo, é necessário pedir e fazer a leitura de 5 notas.

E se forem 10 notas? E se forem 20 notas? Iremos pedir e ler 20 notas, assim?

escreva(“Digite 20 notas: “)
leia(a,b,c,d,e,f,g,h,i,j,k,l,m,n,o,p,q,r,s,t)

Ou ainda assim?

escreva(“Digite a nota 1: “)
leia(a)
escreva(“Digite a nota 2: “)
leia(b)
escreva(“Digite a nota 3: “)
leia(c)
escreva(“Digite a nota 4: “)
leia(d)
escreva(“Digite a nota 5: “)
leia(e)
escreva(“Digite a nota 6: “)
leia(f)
escreva(“Digite a nota 7: “)
leia(g)
escreva(“Digite a nota 8: “)
leia(h)
escreva(“Digite a nota 9: “)
leia(i)
escreva(“Digite a nota 10: “)
leia(j)
escreva(“Digite a nota 11: “)
leia(k)
escreva(“Digite a nota 12: “)
leia(l)
escreva(“Digite a nota 13: “)
leia(m)
escreva(“Digite a nota 14: “)
leia(n)
escreva(“Digite a nota 15: “)
leia(o)
escreva(“Digite a nota 16: “)
leia(p)
escreva(“Digite a nota 17: “)
leia(q)
escreva(“Digite a nota 18: “)
leia(r)
escreva(“Digite a nota 19: “)
leia(s)
escreva(“Digite a nota 20: “)
leia(t)

Como você deve ter imaginado isso não é muito eficiente. É necessário escrever muito para fazer pouco, além de utilizar muitas variáveis.

Perceba que a ação que está sendo executada é exatamente a mesma: pedir e ler uma nota. Dessa forma, basta pedirmos e lermos uma nota e então repetir esse trecho quantas vezes for necessário.

No nosso exemplo queremos calcular a média de 20 notas e, fazendo uso de repetição, conseguimos fazer isso com apenas 3 variáveis.

  • uma para salvar a nota lida;
  • uma para acumular o somatório de todas as notas lidas;
  • uma para contar quantas notas foram lidas.

Lembre-se que o computador não sabe fazer nada sozinho. Dessa forma, se nós desejamos ler exatamente 20 notas, precisamos então contar cada nota lida. Só assim o computador saberá quando já foi lido a quantidade de 20 notas.

Podemos expressar essa ideia em português assim:

1 – início
2 – variáveis inteiro soma, quantidade, nota
3 –
4 – quantidade = 0
5 – soma = 0
6 –
7 – escreva(“Digite uma nota: “)
8 – leia(nota)
9 – soma = soma + nota;
10 – quantidade = quantidade + 1
11 – se(quantidade < 20)
12 – voltar para a linha 7
13 – escreva(“A média é: “, soma / 20)
14 – fim

Há aí alguns detalhes importantes. Perceba que estamos pedindo e lendo apenas uma nota. Essa nota lida é acrescentada em nossa variável soma e na sequência acrescentamos 1 unidade na variável quantidade, que serve para indicar quantas notas já foram lidas.

Por fim, fazemos um teste na linha 11. Se quantidade for menor que 20, então precisamos ler mais notas. Isso é feito desviando a execução do algoritmo para a linha 7. Isso irá se repetir até que o teste seja falso, imprimindo na tela a média das notas, na linha 13, e finalizando o algoritmo.

Essa ideia representa bem o que precisamos fazer em fluxograma. Não existe uma figura geométrica para representar a repetição. Esta é representada por uma ligação voltando a uma etapa anterior.

Assim, após o início, nosso fluxograma tem então um bloco de processamento, atribuindo zero às duas variáveis que iremos utilizar, quant para contar a quantidade de notas, e soma para acumular as notas lidas.

Na sequência, utilizamos então um bloco de saída para pedir uma nota e um bloco de entrada para ler essa nota. Após a leitura, temos outro bloco de processamento onde acumulamos a nota lida na variável soma e somamos 1 na variável quantidade. Esse passo é extremamente importante senão nossa contagem nunca chegará a 20.

Na sequência, temos uma estrutura de decisão para verificar quantas notas já foram lidas. Se o valor da variável quant for menor que 20, significa que ainda temos notas para ler, então precisamos voltar na estrutura de saída que pede uma nota. É esse retorno que produz a repetição de um trecho de nosso algoritmo.

Em contrapartida, se o teste for falso, ou seja, se já foram lidas as 20 notas, então nosso algoritmo segue para o passo seguinte, imprimindo na tela a média e finalizando.

repeticao-para-em-fluxograma
Algoritmo para realizar a leitura de 20 notas e calcular a média aritmética.


Deixe um comentário

dezenove − três =

Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.