Nesta aula vamos praticar o uso dos operadores relacionais e da estrutura de decisão com um exercício no ambiente de programação Scratch: Ler três números inteiros e dizer se são iguais ou não.
Este algoritmo foi construído tal qual o fluxograma elaborado na aula anterior. Se o teste valor1 igual a valor2 for falso já podemos afirmar que os três valores são diferentes. Contudo, se for verdadeiro, ainda não podemos afirmar que são iguais.
Perceba que se o primeiro teste for verdadeiro, temos um segundo teste para verificar se valor1 também é igual a valor3. Se for falso novamente podemos afirmar que são diferentes, mas, se for verdadeiro, agora podemos afirmar que são iguais.
É muito importante ter em mente que na programação um mesmo problema pode ser resolvido de diferentes formas. Na figura a seguir é apresentada uma segunda solução para o mesmo problema fazendo uso de apenas uma estrutura de decisão. Isso é possível porque estamos utilizando o operador relacional “e” e fazendo os dois testes dentro da mesmo estrutura de decisão.
Dessa forma o teste será verdadeiro apenas se valor1 for igual a valor2 e valor1 for igual a valor3.