Nesta aula vamos iniciar um novo módulo em nosso curso. Vamos entender o que são funções e procedimentos e porque devemos dividir nossos programas em funções e procedimentos.
Na programação, em muitas situações, precisaremos repetir um determinado trecho de código. Se esse trecho de código for colocado dentro de uma função ou um procedimento, basta escreve-lo uma vez e poderemos utiliza-lo sempre que for necessário.
Veja por exemplo a função printf. Por trás desse simples comando existem outras instruções que pegam o texto passado como parâmetro e imprime esse texto na tela. Assim, sempre que precisamos imprimir algo na tela, não precisamos escrever várias linhas de código, basta usar a função printf que faz isso internamente.
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main() { int tam = 0, num1, num2; tam = printf("Hello"); printf("\nTamanho: %d\n", tam); tam = scanf("%d%d", &num1, &num2); printf("\nTamanho: %d\n", tam); return 0; }
Outra vantagem ao utilizar modularização, ou seja, dividir nossos programas em módulos (funções e procedimentos), é que o processo de solução fica mais fácil. Um problema pode ser quebrado, dividido em problemas menores que são mais fáceis de serem resolvidos.
Nas próximas aulas veremos quais as diferenças entre uma função e um procedimento e aprenderemos a construir nossas próprias funções e procedimentos.