Seja muito bem vindo à aula de número 105 do nosso curso gratuito de programação com a linguagem C.
Nas aulas anteriores conhecemos a estrutura de dado homogênea vetor, também conhecida como array unidimensional, por possuir apenas uma dimensão, sendo representada como uma linha ou uma coluna.
Hoje vamos começar com as matrizes, também conhecidas como arrays bidimensionais.
Assim como os vetores, uma matriz também é um conjunto de elementos do mesmo tipo (por isso estrutura de dado homogênea). Contudo, enquanto um vetor possui apenas uma dimensão, sendo representado normalmente por uma linha ou coluna, uma matriz é um conjunto bidimensional, possuindo linhas e colunas.
Assim como em um vetor, cada elemento de uma matriz pode ser acessado por meio de seus índices. Enquanto o vetor, uma estrutura unidimensional, exige apenas um índice, para acessar um elemento de uma matriz precisamos de dois índices, um para identificar a linha e outro para identificar a coluna.
Assim, para acessar os elementos de uma matriz temos:
0 0 – para acessar o elemento na linha zero e coluna zero.
1 0 – para acessar o elemento da linha um e coluna zero.
0 2 – para acessar o elemento da linha zero e coluna dois.
e assim por diante.
Eu não vou explicar agora porque iniciar no índice 0 e não no índice 1. Isso será explicado mais a frente quando formos estudar ponteiros.
Por enquanto, não esqueça que o primeiro índice válido de uma matriz, assim como nos vetores, é o índice 0. Assim, uma matriz 3 x 4 (3 linhas e 4 colunas) possui os índices de 0 a 2 para as linhas e de 0 a 3 para as colunas.
Na próxima aula veremos como criar uma matriz com a linguagem de programação C.