Roberto Trajan
Editora Buzz
2017
Um livro agradável e de rápida leitura. Narra o encontro inesperado ocorrido dentro de um ônibus entre um velho e um menino e, curiosamente, os papéis pareciam invertidos, uma vez que o menino se mostrava rabugento.
O velho, sentado ao lado de um menino que lia um livro, disse que havia recebido os originais daquele livro para revisão. Isso foi o suficiente para chamar a atenção do menino, interrompendo de vez sua leitura.
Foi assim que o velho Taful e Aladim se conhecerem. Não, o menino não se chamava Aladim, mas foi assim que o velho Taful passou a chamá-lo, fazendo referência à Aladim que recebeu três desejos de um gênio da lâmpada. Em uma das muitas conversas que se seguiram desde aquele encontro casual no ônibus, o velho Taful pergunta então quais são os três desejos de Aladim, cuja resposta foi:
1º Desejo: ter sucesso na profissão.
2º Desejo: ganhar muito dinheiro.
3º Desejo: gostar do que faço.
E assim inicia então a viagem de Aladim em busca de seu propósito, com algumas reflexões interessantes que nos colocam a pensar, como este da página 66:
“Existem os fins e os meios e cada um devia ficar em seu devido lugar, como o calor é consequência, e não causa, do fogo. Outro exemplo é o trabalho. Deveria ser um meio de gerar riquezas, Para muitos, tornou-se um fim. Feito de sangue, suor e lágrimas. Ao final, sem nenhuma riqueza.”
O livro é pequeno, uma leitura leve e agradável que pode ser degustada em um dia, mas deixo como recomendação fazer uma leitura mais pausada e reflexiva, trilhando os passos de Aladim.
E você o que anda lendo? Nos conte nos comentários.
Abraços e até a próxima.