aula 228

TAD – Tipo Abstrato de Dado

Dando continuidade ao nosso Curso de Programação C, nesta aula vamos conhecer o conceito de TAD, Tipo Abstrato de Dado.

O que é um TAD?

O conceito de TAD precisa de duas partes para existir:
– Um conjunto de dados, e
– Um conjunto de operações para manipular esses dados.

Sempre que temos um conjunto de dados e um conjunto de operações que podem ser aplicadas sobre esses dados, temos um TAD, um Tipo Abstrato de Dado.

O que seria um conjunto de dados?

Lembra do nosso tipo pilha que foi definido assim?

typedef struct {
       No *topo;
       int tam;
}Pilha;

A nossa estrutura pilha possui um campo para tamanho e um ponteiro para um nó chamado de topo. Como cada nó possui, além de um campo de informação, um ponteiro para outro nó, podemos ter uma sequência de nós encadeados. Esse é o nosso conjunto de dados. Assim como os conjuntos na matemática, ele pode estar vazio (tamanho zero) ou possui inúmeros elementos.

Qual seria seu conjunto de operações?

Cada TAD terá seu conjunto de operações. Se tomarmos como exemplo a TAD Pilha, algumas de suas operações podem ser, empilhar, desempilhar, imprimir, criar pilha, ou seja, toda ação que podemos realizar em uma pilha é uma operação.

void criar_pilha (Pilha *p)
void empilhar (Pilha *p)
No* desempilhar (Pilha *p)
void imprimir_pilha (Pilha *p)

Um ponto muito importante nesta abordagem é que um tipo abstrato de dados nunca é acessado diretamente. Todo acesso, independente da operação, é feito por meio de suas funções e procedimentos! Por isso que ao invés de dizer que nossa pilha possui tamanho zero e o topo é nulo dentro da função main, nós criamos um procedimento para fazer isso.

Deixe um comentário

15 − um =

Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.