Olá. Seja muito bem-vindo à aula 7 do Curso gratuito de Algoritmos e Lógica de Programação.
Imagine que você acabou de receber vários livros que havia comprado. Agora você precisa de um lugar para guardar seus livros, certo? Pode ser uma cômoda, uma prateleira, uma estante. O fato é que você precisa de um lugar para guardá-los.
Esta situação representa muito bem o que acontece quando criamos uma variável. Imagine que seu algoritmo pede para o usuário digitar sua idade. A idade que ele irá digitar, o número, é o livro do nosso exemplo. O número que representa a idade do usuário é um dado que precisa ser guardado em algum lugar.
Como guardamos dados e informações no computador?
Guardamos dados e informações no computador separando uma parte da memória do computador para receber esses dados. Assim, a memória do computador pode ser entendida como uma estante com espaços para livros.
Muitas linguagens de programação seguem o mesmo padrão para criação de variáveis, precisamos dizer o tipo e dar um nome a nossa variável, assim;
// exemplo de criação de variáveis em Portugol // tipo nome inteiro num1; caracter letra1;
As pessoas entendem a diferença entre letas, números e palavras, o computador não. Por isso precisamos dizer a ele o que vamos guardar em cada região de memória que separamos. Esses são os tipos primitivos de dados presentes na maioria das linguagens de programação:
inteiro – para números inteiros como 35;
real – para números reais como 3.1415;
caracter – para caracteres como ‘a’;
cadeia – uma sequencia de caracteres como “Bom dia”;
Uma das limitações dos fluxogramas é a ausência de representação para variáveis. Assim, se for necessário realizar uma soma por exemplo, ela será representada pela forma geométrica de processamento.