Na aula anterior nós aprendemos parte da estrutura de decisão “se“, agora, vamos aprender como funciona uma estrutura de decisão completa.
Como já foi mencionado, o teste realizado em uma decisão tem apenas duas possibilidades como resultado, verdadeiro ou falso. Retomando nosso exemplo para verificar se um número é negativo, com uma estrutura de decisão completa podemos imprimir na tela mensagens diferentes, uma se o teste for verdadeiro e outra se o teste for falso, assim:
se (num < 0) então
imprimir mensagem (“O número é negativo!”)
senão
imprimir mensagem (“O número é positivo ou igual a zero!”)
Perceba que agora temos claramente dois caminhos, um quando o testo é verdadeiro e outro quando o teste é falso. Em cada decisão apenas um deles será executado, uma vez que um teste não pode ter como resultado verdadeiro e falso ao mesmo tempo.
Agora, precisamos traduzir esse pensamento para a linguagem de programação C, onde o “se” é o “if” e “senão” é o “else”, assim:
int num; printf("Digite um valor inteiro: "); scanf("%d", &num); if( num < 0 ) printf("O valor digitado eh negativo!\n"); else printf("O valor digitado eh positivo ou igual a zero!\n");
Não se esqueça da regra das chaves, ela é válida tanto para o if quanto para o else.
- Apenas uma instrução, então o uso das chaves é opcional;
- Mais de uma instrução, então o uso das chaves é obrigatório;
- Se tiver dúvida, sempre use as chaves, assim:
if( num < 0 ){ printf("O valor digitado eh negativo!\n"); } else{ printf("O valor digitado eh positivo ou igual a zero!\n"); }