Olá. Seja muito bem-vindo à aula 3 do Curso gratuito de Algoritmos e Lógica de Programação.
Elaborar um bom algoritmo pode ser bem trabalhoso. Além de descobrir uma forma para resolver um determinado problema, esse algoritmo deve não apenas resolvê-lo de forma correta, mas também de forma eficiente.
Existem várias técnicas e ferramentas para auxiliar na tarefa de elaboração de algoritmos e na aula de hoje aprenderemos uma delas: o fluxograma.
Um fluxograma é uma representação visual dos passos e etapas necessárias para se resolver um determinado problema.
Um fluxograma é construído a partir da união de figuras geométricas conectadas por setas que representam a direção de fluxo de execução.
As principais ações que podem ser representadas em um fluxograma são:
- início do algoritmo;
- entrada de dados;
- saída de dados;
- teste ou decisão;
- processamento; e
- fim do algoritmo
Para cada ação existe uma figura geométrica, o que torna mais fácil e visual entender o passo-a-passo para resolver um problema. Na figura a seguir eu apresento as principais figuras geométricas utilizadas na elaboração de fluxogramas.
Ressalto que colorir as figuras foi uma escolha pessoal para facilitar a distinção entre as mesmas. Ao pesquisar em livros e apostilas você encontrará algumas variações no formato das figuras geométricas e normalmente todas em preto e branco.