aula 4

Aprendendo programação com o Scratch

Elaborar um bom algoritmo pode ser bem trabalhoso. Além de descobrir uma forma para resolver um determinado problema, esse algoritmo deve não apenas resolvê-lo de forma correta, mas também ser eficiente.

Existem várias técnicas e ferramentas para auxiliar na tarefa de elaboração de algoritmos e na aula de hoje conheceremos mais uma delas: o Scratch.

Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Seu grande diferencial é a programação por meio da junção de blocos, ou peças, semelhante ao processo de montar um quebra cabeça, enquanto constrói seus algoritmos.

tela inicial do scratch
Interface inicial da ferramenta em língua portuguesa em 10/12/2020

A figura anterior apresenta a tela inicial da ferramenta totalmente gratuita e utilizada por milhares de pessoas no mundo todo para aprender a programar. Sua interface é muito intuitiva e os algoritmos são construídos com a ação de arrastar e soltar blocos com diferentes funções para o centro da tela, como visto na figura a seguir.

exemplo scratch 1
Exemplo de um algoritmo para ler um número digitado pelo teclado e o imprimir na tela por 4 segundos.

Durante o curso também utilizaremos esta ferramenta juntamente com os fluxogramas para construir nossos algoritmos. A grande vantagem do Scratch é que, além de permitir a construção de algoritmos de forma visual, também conseguimos testar se nossos algoritmos estão funcionando ou não.

Deixe um comentário

dois × três =

Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.