aula 28

Operadores relacionais e estrutura de decisão no Scratch

Olá. Seja muito bem-vindo à aula 28 do Curso gratuito de Algoritmos e Lógica de Programação.

Nesta aula vamos aprender como utilizar aos operadores relacionais e a estrutura de decisão se/senao no Ambiente de Programação Scratch.

Para isso vamos resolver o seguinte exercício: pedir a idade do usuário e verificar se ela é maior ou igual a zero.

No ambiente de programação Scratch temos, na aba Controle, duas peças para representar a estrutura de decisão se/senao, como apresentado na figura a seguir:

se senao no scratch
Estrutura de decisão se/senao no ambiente de programação Scratch.

A primeira instrução possui apenas o teste se, útil quando queremos saber se algo é verdadeiro, não importando quando o resultado for falso (perceba que não há o senao).

A segunda é a instrução se/senao completa, que nos permite fazer algo quando o teste for verdadeiro e tomar uma ação diferente quando o teste for falso.

A seguir apresentamos uma solução para o exercício proposto. Perceba que agora começamos a juntar tudo que estudamos até aqui. Na solução apresentada fazemos uso de um operador lógico ou para juntar o resultado de duas operações relacionais (maior que zero e igual a zero). Por fim, estes operadores são acomodados dentro da estrutura condicional se.

exercício da idade
Lendo a idade do usuário e verificando se é maior ou igual a zero.


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Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.