Elaborar um bom algoritmo pode ser bem trabalhoso. Além de descobrir uma forma para resolver um determinado problema, esse algoritmo deve não apenas resolvê-lo de forma correta, mas também ser eficiente.
Existem várias técnicas e ferramentas para auxiliar na tarefa de elaboração de algoritmos e na aula de hoje conheceremos mais uma delas: o Scratch.
Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Seu grande diferencial é a programação por meio da junção de blocos, ou peças, semelhante ao processo de montar um quebra cabeça, enquanto constrói seus algoritmos.
A figura anterior apresenta a tela inicial da ferramenta totalmente gratuita e utilizada por milhares de pessoas no mundo todo para aprender a programar. Sua interface é muito intuitiva e os algoritmos são construídos com a ação de arrastar e soltar blocos com diferentes funções para o centro da tela, como visto na figura a seguir.
Durante o curso também utilizaremos esta ferramenta juntamente com os fluxogramas para construir nossos algoritmos. A grande vantagem do Scratch é que, além de permitir a construção de algoritmos de forma visual, também conseguimos testar se nossos algoritmos estão funcionando ou não.