aula 147

Como usar a estrutura de repetição para calcular a tabuada no flowgorithm?

Nesta aula vamos aprender como usar a estrutura de repetição no software flowgorithm. Para isso, vamos construir um fluxograma para calcular a tabuada de um número.

Você pode usar as estruturas escreva e leia para pedir ao usuário qual número ele deseja calcular a tabuada, como já fizemos em outras aulas. Como o objetivo aqui é mostrar a repetição e o cálculo da tabuada, faremos diretamente com a atribuição de uma valor à variável x. No fluxograma apresentado na figura abaixo usamos o valor 7 como exemplo.

Na tabuada tradicional que aprendemos na escola precisamos realizar 10 repetições, ou 10 multiplicações, pelos valores de 1 a 10. O software flowgorithm possui um bloco para essa repetição, como pode ser visto na figura abaixo. Este bloco precisa ser preenchido com dois valores, o valor inicial da contagem e o valor final. Na figura abaixo a variável i foi inicializada com o valor 1 (valor inicial) e o segundo valor é o 10 (valor final), isso significa que será feito uma contagem de 1 até 10 de um em um (ao dar dois clicks sobre o bloco há um campo para informar o valor do incremento, que pode ser de um em um, dois sem dois, ou qualquer outro valor a depender do problema).

Em cada interação será feito o seguinte teste: i é menor ou igual a 10? Enquanto o teste for verdadeiro a execução seguirá pela direita, em Próximo, calculando e imprimindo na tela uma linha da tabuada. Como existe um incremento de um em um, após 10 execuções a variável i assumirá o valor 11 e, como 11 é maior que 10, a repetição será quebrada e o algoritmo seguirá por Pronto, indicando que a repetição terminou.

tabuada com flowgorithm
Fluxograma para calcular a tabuada no software tabuada com flowgorithm.

Reproduza este fluxograma em seu computador, teste com diferentes valores. Torque os valores de início, fim e de incremento para ter certeza que entendeu cada parte da estrutura de repetição. Qualquer dúvida não hesite, deixe um comentário abaixo.

Deixe um comentário

dezesseis + 18 =

Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.