aula 98

Introdução à estrutura de dados homogênea do tipo vetor (array unidimensional)

Bem vindo a aula 98 de nosso curso gratuito de programação com a linguagem C.

Introdução à estrutura de dados homogênea do tipo vetor (array unidimensional)

Até o momento, para cada valor a ser armazenado em memória era necessário criar uma variável. Para ler a idade do usuário é necessário uma variável do tipo inteiro, para ler duas notas de um estudante são necessárias duas variáveis do tipo real. Contudo, e se for necessário ler a idade de 50 pessoas? Criaremos 50 variáveis? E se for necessário ler duas notas de 50 estudantes? Criaremos 100 variáveis?

São situações desse tipo que tornam as estruturas de dados homogêneas como vetor e matriz tão úteis.

Até o momento cada variável era capaz de armazenar um único valor. Agora veremos como armazenar um conjunto de valores em uma única variável.

Vamos começar com os vetores (arrays unidimensionais)

Um vetor é um conjunto de elementos do mesmo tipo (por isso estrutura de dado homogênea) armazenados de forma sequencial na memória. Assim, um vetor que armazena 10 números inteiros pode ser representado como 10 caixinhas sequenciais na memória do computador, cada uma com um valor.

Representação de um vetor na memória

Como agora temos um conjunto de valores (cada vetor tem seu tamanho definido no momento da criação do vetor), precisamos usar um índice para acessar cada elemento do vetor, assim:
0 – para acessar o primeiro elemento
1 – para acessar o segundo elemento
2 – para acessar o terceiro elemento
e assim por diante.

Representação de um vetor de inteiros com tamanho 10 e seus respectivos índices de acesso

Eu não vou explicar agora porque inicia no índice 0 e não no índice 1. Isso será explicado mais a frente no curso quando formos estudar ponteiros.

Por enquanto, não esqueça que o primeiro índice válido de um vetor é o índice 0. Assim, um vetor de tamanho 10 possui os índices de 0 a 9.

Na próxima aula veremos como criar vetores com a linguagem de programação C.


Deixe um comentário

2 + 11 =

Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.