aula 99

Como criar um vetor (array unidimensional) com a linguagem de programação C?

Bem vindo a aula 99 de nosso curso gratuito de programação com a linguagem C.

Nesta aula veremos como criar um vetor (array unidimensional) com a linguagem de programação C.

Agora que já sabemos que um vetor (array) é um conjunto de elementos do mesmo tipo armazenados de forma sequencial na memória, vamos ver como criar um vetor com a linguagem de programação C.

Como já estamos habituados a fazer, para criar uma variável precisamos dizer o tipo de dado e o identificador, o nome da variável, assim:

int idade;
char sexo;
float nota;

Como um vetor é um conjunto de elementos, seguimos os mesmos passos para sua criação, com a diferença que agora precisamos informar entre um par de colchetes o tamanho do conjunto que estamos criando. Assim, um vetor de inteiros com tamanho 10 pode ser criado assim:

// tipo identificador[tamanho]
int vetIdade[10];

Perceba que respeitamos o padrão de criação de variáveis (tipo e identificador) e acrescentamos entre o par de colchetes o tamanho do conjunto.

A forma de criar vetores pode variar de acordo com a linguagem de programação que estamos utilizando. Na linguagem C podemos criar vetores de várias formas, como apresentado a seguir:

// vetor do tipo inteiro chamado num1 com tamanho 10.
int num1[10];

/* vetor do tipo inteiro chamado num2. Observe que não foi informado o tamanho mas foi informado um conjunto de dados. Neste caso o vetor terá o mesmo tamanho do conjunto informado, tamanho 5.
*/
int num2[] = {1,2,3,4,5};

/* vetor do tipo inteiro chamado num3. Observe que foi informado o tamanho do vetor e um conjunto de dados MENOR que o tamanho do vetor. Neste caso as duas posições finais do vetor, índices 3 e 4, serão preenchidas com zero.
*/
int num3[5] = {1,2,3};

/* vetor do tipo inteiro chamado num4. Observe que foi informado o tamanho do vetor e um conjunto de dados MAIOR que o tamanho do vetor. Neste caso é considerado o tamanho informado entre o par de colchetes. Assim, os elementos excedentes no conjunto serão perdidos, neste caso e elemento 6.
*/
int num4[5] = {1,2,3,4,5,6};

/* vetor do tipo inteiro chamado num5. Observe que foi informado o tamanho do vetor e um conjunto de dados menor que o tamanho do vetor. Neste caso, como já vimos, as demais posições serão preenchidas com zero, preenchendo todo o vetor com zero.
*/
int num5[5] = {0};

char letras1[100]; // vetor do tipo char chamado letras1 com tamanho 100.

/* vetor do tipo char chamado vogais com tamanho 5. Observe que para informar um conjunto de caracteres, cada um precisa estar entre aspas simples.
*/
char vogais[5] = {'a','e','i','o','u'};

float notas[3] = {7.3, 8.5, 4.6}; // vetor do tipo float chamado notas e preenchido com três notas.

Deixe um comentário

15 − 3 =

Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.