Nesta aula vamos resolver um exercício para fixar o uso da estrutura de decisão e dos operadores lógicos vistos nas aulas anteriores.
Exercício 7: Faça um algoritmo que leia três valores A, B e C e verifica se eles formam um triângulo. Caso positivo, informe também se o triângulo é equilátero, isósceles ou escaleno com fluxograma.
Para resolver qualquer problema com programação, antes precisamos saber como resolver o problema. Dessa forma, precisamos saber em quais situações três valores formam um triângulo ou não. Matematicamente falando, três valores A, B e C formam um triângulo quando a soma de dois quaisquer dos lados for maior que o terceiro, como apresentado na figura a seguir.
Como fica evidente na figura seguinte, é impossível unir as extremidades de duas retas cuja soma seja menor que a terceira reta, e ainda assim formar um triângulo. Perceba que as retas A e B ficarão exatamente sobre a reta C, mas suas extremidades não estarão unidas.
A segunda parte do problema pede para identificarmos também o tipo do retângulo formado, equilátero, isósceles ou escaleno. Isso pode ser feito facilmente verificando a relação entre os valores A, B e C. Um triângulo é equilátero se possuir os três lados iguais (a = b = c). Um triângulo é isósceles se possuir dois lados iguais. Um triângulo é escaleno se possuir os três lados diferentes.
Agora que já sabemos quando três valores formam um triângulo e qual o tipo do triângulo, podemos então expressar essa ideia por meio de um fluxograma, como a seguir.
Preciso de ajuda por favor
Como resolver?
” A FIFA resolveu eleger de entre 3 jogadores: Ronaldo, Messi e Xavi, o melhor jogador de futebol do mundo. Depois de contados os votos é necessario apresentar a percentagem de votos de cada um deles. Elabore um programa( fluxograma) que lê o numero de votos de cada jogador e imprima por ordem decrescente o nome e percentagem de votos.
Valor de votos:
Ronaldo- 85; 13;15;20
Messi- 13;15;95;10
Xavi- 56;26;30;88
brancos- 18;33;5;5
nulos-3;0;17;8 “