aula 37

Exercício 6 | Ler um número e dizer se é negativo, positivo ou igual a zero no Scratch

Nesta aula vamos praticar o uso dos operadores relacionais e da estrutura de decisão com um exercício no Scratch: Ler um número e dizer se é negativo, positivo ou igual a zero no ambiente de programação Scratch.

exercício 6 no Scratch
Exercício 6: Ler um número e dizer se é negativo, positivo ou zero no ambiente de programação Scratch.

Percebe que o algoritmo implementado no Scratch é exatamente igual ao fluxograma que elaboramos na aula anterior.

Após fazer a leitura do número temos a primeira estrutura de decisão. Esta verifica se o número digitado pelo usuário é menor que zero. Se o teste for verdadeiro será impresso na tela a mensagem negativo e o algoritmo então finaliza.

Contudo, se o primeiro teste for falso, temos então outra estrutura de decisão, agora para verificar se o número digitado é maior que zero. Se o teste for verdadeiro será impresso na tela a mensagem positivo e o algoritmo será finalizado. Porém, caso o teste também seja falso, agora podemos afirmar que o número é igual a zero e na sequência finalizar o algoritmo.



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Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.