Neste exercício vamos gerar uma terceira lista apenas com os elementos repetidos em outras duas listas.
EXERCÍCIO: Preencher duas listas com 10 números inteiros cada. Ao final, insira em uma terceira lista os números que ocorrem nas duas listas.
Como passo inicial apagamos todos os elementos das três listas, assim podemos testar nosso algoritmo diversas vezes com valores diferentes.
Em seguida temos um repita 10 vezes para gerar e inserir na lista 1 e 2 dez valores aleatórios entre 1 e 25.
Um vez que as duas listas foram preenchidas, precisamos agora, para cada elemento da lista 1, verificar se ele ocorre na lista 2. Isso pode ser feito com uma repetição que irá repetir o tamanho da lista 1.
Dentro dessa repetição precisamos obter o elemento da posição id1 (variável inicializada com o valor 1) e verificar se ele existe na lista. Perceba que há uma instrução para verificar se uma lista contém um determinado elemento. Se o teste for verdadeiro, significa que este elemento está presenta tanto na lista 1 quanto na lista 2, então inserimos ele na lista 3.
É importantíssimo não esquecer de adicionai 1 à variável id1 para percorrer a lista até o final. Caso isso não seja feito, o teste será feito 10 vezes para o mesmo elemento, o primeiro.
Uma outra forma interessante de resolver este exercício é não utilizar a instrução contém. Ao fazer isso, será necessário outra repetição para buscar cada elemento da lista 2 e comparar com o elemento da lista 1, descobrindo se ele ocorre nas duas listas ou não.