aula 83

Faça um programa que simule o atendimento nos caixas de uma agência bancária no Scratch

Neste exercício vamos fazer um programa que simule o atendimento nos caixas de uma agência bancária.

EXERCÍCIO: Faça um programa que simule o atendimento em um banco. Devem ser criadas duas filas (elemento lista), uma para prioridades e outra sem prioridade. Insira quatro atores com as seguintes funcionalidades:
– 1 botão para inserir na fila sem prioridade;
– 1 botão para inserir na fila com prioridade;
– 2 atendentes bancários.
Se houver alguém na fila de prioridades este deve ser o próximo a ser atendido.

A primeira ação necessária é a criação das duas listas e a inserção de quatro atores (botões). Os botões intitulados como caixas, ao serem clicados, irão remover o primeiro elemento da fila prioridade. Caso a fila prioridade esteja vazia, será então removido o primeiro elemento da fila.

Ao clicar sobre o botão fila, um novo elemento será inserido na fila e, de forma semelhante, ao clicar sobre o botão prior um novo elemento será inserido na fila prioridade.

Novos atores podem ser inseridos clicando sobre o botão destacado na imagem no canto inferior direito.

atores
Atores necessários.

Os botões que atuarão como caixas têm exatamente a mesma programação. Ao serem clicados, verificamos se a fila prioridade possui tamanho maior que zero e, caso positivo, retiramos o primeiro elemento (atendemos). Caso negativo, fazemos o mesmo teste para a fila.

programação dos botões caixa
Programação dos botões caixa.

O botão fila tem a função de inserir um novo elemento na fila toda vez que for clicado.

botão fila
Programação do botão fila.

O botão prior tem a função de inserir um novo elemento na fila de prioridade toda vez que for clicado.

botão fila prioridade
Programação do botão prior.


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Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.