aula 75

Exercício 4 | Leia um número x maior que 1 e diga se é um número perfeito no Scratch

Nesta aula vamos resolver o exercício 4 no ambiente de programação Scratch.

4) Leia um número x maior que 1 e diga se ele é um número perfeito.

Antes de qualquer ação precisamos entender o que é um número perfeito, só assim conseguiremos elaborar um algoritmo para descobrir se um número é um número perfeito ou não.

O que é um número perfeito?

Dizemos que x é um número perfeito quando a soma de seus divisores, exceto o próprio x, é igual a x.

A princípio pode parecer confuso, mas não é. Vamos a alguns exemplos de números perfeitos.

6 -> 1 + 2 + 3 = 6

Os divisores do número 6 são: 1, 2, 3 e 6. Excluindo o próprio 6, temos: 1, 2 e 3. A soma desses divisores é: 1 + 2 + 3 = 6.

28 -> 1 + 2 + 4 + 7 + 14 = 28

O número 28 também é um número perfeito pois a soma de seus divisores exceto o próprio 28 também resulta em 28.

Agora que já sabemos identificar um número perfeito, vamos elaborar um algoritmo para fazer isso.

Iniciamos com uma repetição, garantindo que será digitado um valor maior que 1.

Como precisamos descobrir os divisores de x entre 1 e x – 1, inicializamos a variável valor com 1 e divisores com zero.

Em seguida temos a repetição em busca dos divisores de x. Se o resto da divisão de x por valor for igual a zero, significa que valor é um divisor de x, então já somamos ele na variável divisores.

O conteúdo da variável valor sempre será incrementado em uma unidade, independente do resultado do teste, até ser igual a x – 1.

Quando a variável valor for exatamente igual a x a repetição será finalizada. Agora basta verificar se o valor da variável divisores, que contém a soma dos divisores exceto o próprio x, é exatamente igual a x.

número perfeito exercício 7 scratch
Algoritmo no ambiente de programação Scratch para identificar um número perfeito.


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vinte − doze =

Wagner Gaspar

Capixaba de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo.