1 – Introdução
Aula 1: Curso de Algoritmos e Lógica de Programação.
Aula 2: O que é um ALGORITMO?
Aula 3: O que são fluxogramas?
Aula 4: Aprendendo programação com o Scratch.
Aula 5: Aprendendo programação com o Portugol.
Aula 6: Instrução de saída e caracteres de escape.
Aula 7: Variáveis e tipos primitivos de dados.
Aula 8: Criando variáveis no Scratch.
Aula 9: Criando variáveis em Portugol.
Aula 11: O que é uma instrução de entrada?
Aula 12: Operadores matemáticos em fluxograma.
Aula 13: Operadores matemáticos no Scratch.
Aula 14: Operadores matemáticos em Portugol.
Aula 15: Precedência dos operadores matemáticos.
Aula 16: Exercício 1: Calculando a idade do usuário em fluxograma.
Aula 17: Exercício 1: Calculando a idade do usuário no Scratch.
Aula 18: Exercício 1: Calculando a idade do usuário com a linguagem Portugol.
Aula 19: Exercício 2: Calculando a média aritmética em Fluxograma.
Aula 20: Exercício 2: Calculando a média aritmética com o Scratch.
Aula 21: Exercício 2: Calculando a média aritmética com a linguagem Portugol.
Aula 22: Exercício 3: Convertendo valor em reais para dólares com fluxograma.
Aula 23: Exercício 3: Convertendo valor de reais para dólares no Scratch.
Aula 24: Exercício 3: Convertendo valor em reais para dólares com Portugol.
2 – Operadores Relacionais e Estrutura de Decisão
Aula 25: Operadores relacionais e proposições.
Aula 26: Estrutura de decisão na programação.
Aula 27: Operadores relacionais e estrutura de decisão em Fluxograma.
Aula 28: Operadores relacionais e estrutura de decisão no Scratch.
Aula 29: Operadores relacionais e estrutura de decisão em Portugol.
Aula 30: Exercício 4 | Ler um número inteiro e dizer se é par ou ímpar em fluxograma.
Aula 31: Exercício 4 | Ler um número inteiro e dizer se é par ou ímpar no Scratch.
Aula 32: Exercício 4 | Ler um número inteiro e dizer se é par ou ímpar em Portugol.
Aula 33: Exercício 5 | Ler três números inteiros e dizer se são iguais ou não em Fluxograma.
Aula 34: Exercício 5 | Ler três números inteiros e dizer se são iguais ou não no Scratch.
Aula 35: Exercício 5 | Ler três números inteiros e dizer se são iguais ou não em Portugol.
Aula 36: Exercício 6 | Ler um número e dizer se é negativo, positivo ou igual a zero em Fluxograma.
Aula 37: Exercício 6 | Ler um número e dizer se é negativo, positivo ou igual a zero no Scratch.
Aula 38: Exercício 6 | Ler um número e dizer se é negativo, positivo ou igual a zero com Portugol.
3 – Operadores Lógicos
Aula 39: Operadores lógicos Conjunção, Disjunção e Negação.
Aula 40: Operadores lógicos de Conjunção, Disjunção e Negação em Fluxograma.
Aula 41: Operadores lógicos de Conjunção, Disjunção e Negação no Scratch.
Aula 42: Operadores lógicos de Conjunção, Disjunção e Negação em Portugol.
Aula 43: Faça um algoritmo que leia três valores a, b e c e verifica se eles formam um triângulo.
Aula 44: Faça um algoritmo que leia três valores e verifica se eles formam um triângulo no Scratch.
Aula 45: Faça um algoritmo que leia três valores e verifica se eles formam um triângulo em Portugol.
4 – Estruturas de Repetição
Aula 46: Estrutura de repetição PARA em FLUXOGRAMA.
Aula 47: Estrutura de repetição PARA no SCRATCH.
Aula 48: Estrutura de repetição PARA em PORTUGOL.
Aula 49: Estrutura de repetição ENQUANTO em FLUXOGRAMA.
Aula 50: Estrutura de repetição ENQUANTO no SCRATCH.
Aula 51: Estrutura de repetição ENQUANTO em PORTUGOL.
Aula 52: Estrutura de repetição FAÇA ENQUANTO em PORTUGOL.
Aula 53: Estrutura de repetição PARA decrescente em FLUXOGRAMA.
Aula 54: Estrutura de repetição PARA decrescente no Scratch.
Aula 55: Estrutura de repetição PARA decrescente em Portugol.
Aula 56: Repetição com incremento diferente de 1 em fluxograma.
Aula 57: Repetição com incremento diferente de 1 no Scratch.
Aula 58: Repetição com incremento diferente de 1 em Portugol.
Aula 59: Repetição com os limites inicial, final e incremento definidos pelo usuário em Fluxograma.
Aula 60: Repetição com os limites inicial, final e incremento definidos pelo usuário no Scratch.
Aula 61: Repetição com os limites inicial, final e incremento definidos pelo usuário em Portugol.
Aula 62: Exercício 1 | Faça um algoritmo para calcular a tabuada de x em Fluxograma.
Aula 63: Exercício 1 | Faça um algoritmo para calcular a tabuada de x no Scratch.
Aula 64: Exercício 1 | Faça um algoritmo para calcular a tabuada com a linguagem Portugol.
Aula 65: Exercício 2 | Faça um algoritmo para calcular o fatorial de um número em Fluxograma.
Aula 66: Exercício 2 | Faça um algoritmo para calcular o fatorial de um número no Scratch.
Aula 67: Exercício 2 | Faça um algoritmo para calcular o fatorial de um número em Portugol.
Aula 68: Exercício 2 | Algoritmo para calcular o fatorial de um número em Fluxograma versão 2.
Aula 69: Exercício 2 | Algoritmo para calcular o fatorial de um número no Scratch versão 2.
Aula 70: Exercício 2 | Algoritmo para calcular o fatorial de um número em Portugol versão 2.
Aula 71: Exercício 3 | Leia um número x e diga se ele é primo ou não em Fluxograma.
Aula 72: Exercício 3 | Leia um número x e diga se ele é primo ou não no Scratch.
Aula 73: Exercício 3 | Leia um número x e diga se ele é primo ou não com a linguagem Portugol.
Aula 74: Exercício 4 | Leia um número x maior que 1 e diga se é um número perfeito com fluxograma.
Aula 75: Exercício 4 | Leia um número x maior que 1 e diga se é um número perfeito no Scratch.
Aula 76: Exercício 4 | Leia um número x maior que 1 e diga se é um número perfeito em Portugol.
Aula 77: Exercício 5 | Imprimir o enésimo termo da sequência de fibonacci com fluxograma.
Aula 78: Exercício 5 | Imprimir o enésimo termo da sequência de fibonacci no Scratch.
Aula 79: Exercício 5 | Imprimir o enésimo termo da sequência de fibonacci com Portugol.
5 – Estruturas de Dados Homogêneas – Vetor e Matriz
Aula 80: Introdução à estrutura de dado lista no ambiente de programação Scratch.
Aula 81: Em uma lista de 10 notas, descobrir a menor, a maior e a média da turma no Scratch.
Aula 82: Gerar uma terceira lista com os elementos repetidos no ambiente de programação Scratch.
Aula 83: Faça um programa que simule o atendimento nos caixas de uma agência bancária no Scratch.
Aula 84: VETOR – estrutura de dados homogênea (array unidimensional).
Aula 85: Como ler um vetor (array unidimensional) a partir do teclado?
Aula 86: Menor nota, maior nota e média das notas de um vetor (array)?
Aula 87: Como garantir que uma nota digitada pelo usuário é valida?
Aula 88: Calcule os primeiros 25 termos da sequência de Fibonacci e salve em um vetor.
Aula 89: Estrutura de dado MATRIZ (array bidimensional) em Portugol.
Aula 90: Como ler os valores de uma MATRIZ (array bidimensional) do teclado em Portugol.
Aula 91: Como contar as vogais em uma MATRIZ (array bidimensional) de caracteres em Portugol.
Aula 92: Faça um programa em Portugol para SOMAR as matrizes A e B e salvar na matriz C.
Aula 93: Por que precisamos de duas repetições para percorrer uma matriz?
Aula 94: Como imprimir a transposta de uma matriz (matriz transposta) em Portugol?
Aula 95: Faça um programa em Portugol para simular a reserva de assentos em uma sala de cinema.
Aula 96: DÚVIDA | Calcular o somatório de 0 até n onde n é um valor informado pelo usuário.
Aula 97: Como preencher um vetor / matriz gerando números aleatórios em Portugol.
Aula 98: Como imprimir a diagonal principal e secundária de uma matriz em Portugol.
Aula 99: Como imprimir os elementos acima da diagonal principal de uma matriz em Portugol.
Aula 100: Descobrindo se uma matriz é um QUADRADO MÁGICO com a linguagem Portugol.
Aula 101: JOGO DA VELHA com a linguagem Portugol.
Modularização – Funções e Procedimentos
Aula 102: Como e por que modularizar nosso programa criando funções e procedimentos?
Aula 103: Como criar um procedimento sem parâmetro em Portugol?
Aula 104: Como criar um procedimento com parâmetro em Portugol?
Aula 105: Como criar uma função sem parâmetro em Portugol?
Aula 106: Como criar uma função que recebe parâmetros em Portugol?
Aula 107: O que é uma Variável Global e Escopo da Variável?
Aula 108: Dúvida | Como calcular o somatório dos números ímpares e a média dos números pares?
Aula 109: QUADRADO MÁGICO com funções e procedimentos na linguagem Portugol.
Aula 110: JOGO DA VELHA com funções e procedimentos na linguagem Portugol.
Recursão
Aula 111: O que é uma função / procedimento recursivo?
Aula 112: Como calcular o fatorial com recursão?
Aula 113: Como calcular a sequência de FIBONACCI com recursão em Portugol?
Aula 114: Recursão sempre será eficiente?
Aula 115: Como gerar n linhas onde a primeira possui 1 número 1 e a enésima possui n números n?
Aula 116: Dúvida | Como descobrir todos os números primos entre 1 e 500?
Aula 117: Dúvida | Como simular 200 lançamentos de um dado?
Aula 118: JOGO CAMPO MINADO EM PORTUGOL | Parte I.
Aula 119: JOGO CAMPO MINADO EM PORTUGOL | Parte II.
Aula 120: JOGO CAMPO MINADO EM PORTUGOL | Parte III.
Aula 121: Dúvida | Passagem de parâmetros por VALOR e por REFERÊNCIA em Portugol.
Arquivos texto
Aula 122: Como salvar dados em um ARQUIVO TEXTO com Portugol.
Aula 123: Como acrescentar dados em um ARQUIVO TEXTO com Portugol.
Aula 124: Como LER dados de um ARQUIVO TEXTO com Portugol.
Ordenação
Aula 125: Como ordenar um vetor de inteiros com Portugol? | Algoritmo Bubble Sort.
Aula 126: Como ordenar um vetor com o algoritmo SELECTION SORT | Ordenação por seleção.
Aula 127: Como ordenar um vetor com o algoritmo INSERTION SORT | Ordenação por inserção.
Aula 128: Dúvida | Como calcular a idade do usuário com DIA MÊS e ANO?
Aula 129: Dúvida | Bitmap – matriz de bits – Como rotacionar uma matriz de bits em 90 e 180 graus?
Aula 130: Dúvida | Como calcular a tabuada várias vezes com limite definido pelo usuário?
Aula 131: Dúvida | Como criptografar / descriptografar uma frase com Portugol?
Aula 132: Dúvida | Como descobrir se uma palavra é PALÍNDROMA em Portugol?
Aula 133: Dúvida | Como descobrir se uma FRASE é PALÍNDROMA com a linguagem Portugol?
Aula 134: Dúvida | Como inverter um número com a linguagem Portugol?
Aula 135: Dúvida | Como identificar a faixa etária pela idade do usuário com a linguagem Portugol?
Aula 136: Dúvida | Como preencher vetor enquanto o salário digitado for maior que zero em Portugol?
Aula 137: Dúvida | Como funciona o Algoritmo de Ordenação Merge Sort? Implementação em Portugol.